sábado, 21 de janeiro de 2012

# Museu de Arte Contemporânea de Niterói-RJ

    Em 2006 fui visitar o MAC para ver a exposição de Miró, a beleza do local  compartilhou  o brilho  com a exposição, pois é uma dupla visita as artes: a arquitetura do MAC e a   exposição de artes .
A construção do MAC-Niterói- RJ- BRASIL- durou  cinco anos, tem uma estrutura de quatro andares com 16 m de altura.    


 Em Maio de 1991, Italo Campofiriorito, arquiteto e crítico de arte e membro do Conselho do MAC de Niterói, foi com o arquiteto Oscar Niemeyer e o prefeito Jorge Roberto Silveira, em busca de terras apropriadas para a Costa do Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Finalmente encontraram um terreno no ponto de vista de negócios, perfeito para o que eles queriam.







 
  Foi inaugurado em 02 de setembro de 1996.


     A forma circular do museu, juntamente com grandes áreas, resultando em uma solução essencialmente radial estruturais, divididas em seis setores, de acordo com projeto arquitetônico. Uma rampa de concreto grandes exterior leva os visitantes até 98 metros de espaço livre, para as entradas dos andares superiores.

  O projeto de mobiliário foi desenhado por Anna Maria Niemeyer. O projeto estrutural foi feita por engenheiro Bruno Contarini, que trabalhou com Oscar Niemeyer, em muitas outras obras, incluindo a estrutura revolucionária da Universidade de Constantine, logo abaixo, na Argélia.
.
O auditório em forma de ave apoiada em 4 pontos, tendo uma viga invertida biapoiada em triângulos chumbados na grande plataforma de concreto onde há espelhos d'água.













A estrutura do MAC- Niterói- RJ, é complexa, devido à sua localização, com a sua forma circular sobre um suporte central único. Ele é projetado para suportar um peso equivalente a 400 kg / m² e ventos com velocidades de até 200 km / h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário